top of page

Estudante da Paraíba passa em 1° lugar no vestibular do ITA, um dos mais concorridos do país

Marcello Ryaj, de 18 anos, foi informado da aprovação em telefonema feito pelo reitor da Instituição.

Um estudante de 18 anos foi aprovado na primeira colocação do vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), considerado um dos mais concorridos de todo o país.

Marcello Ryaj de Almeida Santos, de João Pessoa (PB), foi informado da aprovação na manhã desta terça-feira (19) ao receber a ligação de Anderson Correia, reitor da instituição. Tradicionalmente, os aprovados são avisados por telefone pelo ITA. Depois, a lista é divulgada pela internet.

"Era meu sonho desde o ensino médio. Esperava a aprovação, mas não que fosse ficar em primeiro. Foi uma surpresa muito grande e um orgulho receber a ligação do reitor", disse Marcello ao g1.

Além do telefonema, o reitor Anderson Correira usou as redes sociais para parabenizar Marcello, primeiro colocado para as vagas militares do ITA.

"Com 18 anos de idade, já conseguiu este tamanho feito. Sua mãe Petrusia não parava de chorar de emoção ao avisarmos o Marcelo sobre sua conquista. Parabéns ao Marcelo Ryaj. Negro, nordestino, primeiro colocado no vestibular do ITA!", disse na publicação.

Ao g1, Marcello também destacou que pretende usar sua conquista para influenciar positivamente outros jovens.

"Espero que essa oportunidade seja importante para influenciar outros meninos como eu. São iguais a mim e podem conseguir também".

Preparação

Feliz com a aprovação, o estudante ainda não sabe exatamente qual curso de engenharia irá seguir. Inicialmente com o objetivo de estudar medicina, o jovem viu seu caminho mudar ao longo do ensino médio, quando se apaixonou pela área de exatas.

"No 2° ano eu me mudei para um colégio no Ceará e foi quando comecei a ter mais interesse por exatas, até que me apaixonei e coloquei o ITA como foco principal. Se tornou meu sonho. Eu segui focado. Como morava longe de casa, ficava em alojamento, então estudava de madrugada por conta do silêncio. Começava a estudar às 20h e parava às 6h da manhã", destacou.

Apesar de não ter conseguido a aprovação direta no 3° ano, ele manteve o foco e adotou também uma rotina de exercícios físicos.

"No cursinho mudei a estratégia e foi o que me salvou. Comecei a fazer atividade física e priorizei meu sono. Estudava menos horas por dia e isso foi muito bom pra minha saúde mental. Então fiz a prova bem confiante e fui muito bem".

Vagas

Ao todo, o vestibular do ITA disponibiliza 150 vagas no total, sendo 114 para carreira militar e 36 para quem não escolheu essa opção. Localizado em São José dos Campos, no interior de São Paulo, o ITA tem um dos vestibulares mais concorridos do país.

Neste ano, foram 9.075 inscritos, sendo que 4.103 não optaram pela carreira militar. Do total de inscritos, 777 foram classificados para a segunda fase.

A prova da primeira fase teve 60 questões de múltipla escolha de matemática, física, química, português e inglês. Para ser aprovado, o candidato precisava acertar cinco ou mais questões em cada disciplina e ter média de 50% no geral.

A prova da segunda fase foi dividida em dois dias. No primeiro, foram aplicadas dez questões dissertativas de matemática e química, enquanto no segundo foram realizados mais dez de física e uma redação.

O ITA oferece seis especialidades de engenharia:

Engenharia Aeronáutica

Engenharia de Computação

Engenharia Eletrônica

Engenharia Civil-Aeronáutica

Engenharia Mecânica-Aeronáutica

Engenharia Aeroespacial

Fonte: G1.




10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page