top of page

Justiça determina que UEA resguarde vaga de 'Pequeno Gênio' de 10 anos aprovado em vestibular para Matemática

Menino ficou famoso após participar do quadro "Pequenos Gênios", no Domingão do Huck.

A Justiça do Amazonas determinou que a a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) resguarde a vaga no curso de Licenciatura em Matemática para o estudante Luan Gabriel Aguiar Gama, de apenas 10 anos, que foi aprovado no vestibular.

Ele ficou famoso após participar do quadro "Pequenos Gênios", no Domingão do Huck, onde realizou cálculos matemáticos e resolveu questões de conhecimentos gerais, como de Geografia.

Assinada pelo juiz Marcelo Vieira, a decisão determinou, em regime de plantão, além do resguardo da vaga, que o Estado proceda a realização de um exame de avanço escolar no prazo de 45 dias para Luan.

Conforme a Justiça do Amazonas, a decisão do magistrado atende a uma Ação de Obrigação de Fazer com Pedido de Tutela de Urgência Antecipada apresentada pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas.

Na decisão, o juiz Marcelo Vieira afirma que, no processo, foi apresentado pelos representantes do aluno, um relatório neuropsicológico onde consta conclusão no sentido de que o estudante preenche os critérios para altas habilidades e superdotação do tipo acadêmico.

O juiz mencionou que o ambiente de uma universidade é muito destoante do ensino fundamental, sendo certo que o aluno será exposto a situações que, se isoladamente consideradas, podem não ser propícias ao seu atual nível de maturidade emocional.

“Assim, em um cenário ideal, já havendo o diagnóstico de altas habilidades, entendo que seria necessária uma avaliação multidisciplinar para determinar se o avanço escolar seria capaz de produzir algum prejuízo significativo ao aluno. Porém, é certo que tal avaliação demandaria um razoável período de tempo o que traria prejuízo irreparável ao autor, considerando o recesso forense e o exíguo prazo para matrícula, que se dará entre os dias 2 e 4 de janeiro de 2024”, apontou o juiz.

Aprovação

Luan tem 10 anos e prestou vestibular pela primeira vez para testar seus conhecimentos. O feito resultou na aprovação no curso.

Luan conseguiu alcançar 41,6 pontos na primeira fase do certame e 50,72 na segunda. Com isso, ele ficou na 13ª colocação da classificação final dos aprovados, com uma nota final de 46,19.

Nas redes sociais, o menino comemorou a aprovação.

"Estou muito feliz, até porque eu tenho 10 anos, sou de escola pública e apesar disso tudo, eu estudo muito. Quero agradecer a todos os professores de um cursinho particular que eu também fiz em preparação, e apesar de tudo, no primeiro ano [em que eu fiz o vestibular] deu tudo certo".

Fonte: G1.



20 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page