top of page

SÃO MANUEL CHEGA A 193 CASOS DE DENGUE EM 2024

Município de São Manuel


O Ministério da Saúde iniciará a vacinação contra a dengue em fevereiro. Ao todo, foram incluídos cerca de 500 municípios em 16 estados na campanha, que terá como público-alvo as crianças e os adolescentes de 10 a 14 anos.


Os casos de dengue em São Manuel aumentaram consideravelmente neste início de ano, chegando a 193 casos positivos, sendo 187 autóctones e 6 importados.


Somente na região da Vila São Geraldo, Vila Rica e CDHU II, foram registrados 123 casos positivos, ou seja, concentrando 64% dos casos no Município. Outros bairros, como jardim Santa Mônica, com 23 casos e Cohab III com 8 casos, também geram preocupação na Diretoria Municipal de Saúde.


Considerada pelo ministério como a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil, a dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti.



Qual a razão para esse aumento de casos de dengue em 2024?


Conforme o Ministério da Saúde, o aumento de casos da doença se deve a fatores como a combinação entre calor excessivo e chuvas intensas (possíveis efeitos do El Niño) e ao ressurgimento recente dos sorotipos 3 e 4 do vírus da dengue no Brasil.


Os infectologistas ressaltam que o El Niño e as ondas de calor são ambientes favoráveis para o mosquito-da-dengue.


A chuva e a onda de calor, durante o verão, proporciona o aumento da população de mosquito e, por isso, o pico das epidemias é esperado no final de março e começo de abril. Então, existe ainda a perspectiva grande de piorar o quadro.


A Diretoria Municipal de Saúde, em trabalho conjunto com as Diretorias de Gestão e Serviços e Agricultura e Meio Ambiente, está finalizando a operação “Limpa São Manuel”, com a coleta de entulhos e materiais inservíveis das residências, que são potenciais criadouros do mosquito.


Para a diretora de Saúde do Município Patrícia Rossanesi o momento requer atenção e colaboração especial da população. "Nós temos intensificado o trabalho de orientação e fiscalização, mas depende de a população colaborar para que possamos diminuir o número de pessoas infectadas. O acumulo de água parada nas residências e terrenos baldios nessa época do ano, aumenta consideravelmente e, só com a colaboração e cuidados especiais da população é que podemos enfrentar essa situação", disse a Diretora de Saúde.



Vacinação no Brasil


Em dezembro do ano passado, o Ministério da Saúde anunciou a incorporação da vacina da dengue Qdenga através do Sistema Único de Saúde (SUS). Na ocasião, a ministra, Nísia Trindade, disse que o novo imunizante irá começar a ser aplicado em fevereiro deste ano.


O Ministério da Saúde divulgou recentemente a lista das cidades que vão receber o imunizante. Ao todo, foram incluídos cerca de 500 municípios e São Manuel não está entre eles.


Com poucas doses disponíveis, o governo definiu um público-alvo para ser vacinado: adolescentes de 10 a 14 anos. A justificativa do ministério é que eles estão entre o público com maior número de internações pela doença.


Foram incluídos os municípios de grande porte -- que são aqueles com mais de 100 mil habitantes -- e com classificação de alta transmissão de dengue do tipo 2. Cidades próximas também estão na lista, no que o governo chama de "regiões de saúde".



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page